quinta-feira, 5 de maio de 2011

Páscoa em Jerusalém

A Páscoa em Israel, especialmente, em Jerusalém, é um evento muito interessante e festivo. É impressionante ver que pesssoas de todo mundo vem para este lugar a fim de celebrar a Páscoa dos judeus e cristãos, cada um a seu modo.

A Páscoa judaica, que é celebrada em memória dos eventos atinentes à libertação do Egito, narrados no Livro do Êxodo, especialmente no capítulo doze, tem atraído para Jerusalém milhares de peregrinos, a cada ano, tal como acontecia há dois mil anos, segundo o Livro dos Atos dos Apóstolos nos informa.

Já os cristãos, vem de todo mundo para celebrar os acontecimentos relativos aos últimos dias de Jesus e, de igual modo, enchem Jerusalém de vida e movimento.

São tradições diferentes, mas que celebram a mesma verdade de um Deus-Libertador, que abomina a escravidão e age à favor dos oprimidos que por Ele clamam em busca de libertação e justiça.

Aproveitei a ocasião para fazer um pequeno vídeo diante do Muro das Lamentações, onde entrevistei o Israel, judeu vindo da África do Sul e que mora já há alguns anos no sul de Israel. Ele foi pego de surpresa entre os transeuntes do local, mas com muita simpatia nos deu estas breves palavra sobre a razão de estar ali e o significado da Páscoa para ele.

5 comentários:

  1. Estao ótimos os videos. A sensação é de que estamos ai também...paz!

    ResponderExcluir
  2. Ok Tiago. Ainda muito amadorísticos, mas vão melhorar. Acompanhe! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Subscrevo o Tiago Linno e acrescento que o Isarel é a CARA do John Travolta!

    Não perdeu o "rebolado" com o invasor no início do vídeo, né? Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ahahahha. É verdade, Diego. Ele foi muito simpatico e seguro. Parecia alguém já experiente com a câmera.

    ResponderExcluir
  5. Paz meu Professor. Estou aqui acompanhando esse belo trabalho. Está ótimo! Abraços.

    ResponderExcluir