segunda-feira, 2 de maio de 2011

Yom HaShoah

Yom HaShoa é o dia em que todo o Israel rememora e homenageia as vítimas de um dos regimes mais hediondos que já se levantaram na história da humanidade: o nazismo.

Sob este regime, cerca de seis milhões de judeus morreram em campos de concentração das formas mais brutais e inimagináveis à épocas passadas, em um objetivo sistemático de aniquilação de um povo.

Lamentavelmente, isso não aconteceu na "Idade das Trevas" e nem muito menos na préhistória, mas no Século XX de nossa era e foi promovido por uma das civilizações mais "iluminadas" de todos os tempos.

Da recente Alemanha saíram as mentes mais brilhantes dos últimos duzentos anos nas mais variadas áreas do saber humano. Filosofia e Teologia não podem ser pensadas, hoje, sem que se considere as grandes escolas alemãs.

Por outro lado, as demais nações e instituições, inclusive a Igreja, foram consideravelmente coniventes com o que se passava à sombra do nazismo, em razão do silêncio e indiferença à realidade que se instalava na Europa das décadas de 30-40 do século passado.

Pelo zelo da autopreservação, para não dizer "covardia", fizemos vistas grossas à injustiça que era cometida contra seres humanos como nós, no mais abominável projeto de exterminação em massa já perpetrado na história humana.

Para relembrar os que morreram sob este sistema, portanto, em 1959, ainda sob a liderança de David Ben Gurion e Yitzhak Ben Zvi foi criado o Dia do Shoah (Yom HaShoah). Neste dia, às 10hs da manhã, sirenes tocam por toda Terra de Israel, as pessoas param onde estiverem, saem de seus carros e, durante dois minutos, lembram e oram pela memória dos que foram vítimas de nossas contradições.

No vídeo abaixo, vocês testemunharão a força deste momento que vivi aqui em Israel neste 2 de Maio de 2011.

12 comentários:

  1. Realmente fortíssima a imagem e muito emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Alou Pastor,
    Muito impressionante esse momento trágico e mágico... a imagem parece que ficou congelada senão fosse pelos seus olhos e por alguns poucos movimentos de cabeça das pessoas que estavam por trás...

    ResponderExcluir
  3. De fato, Tiago, muito forte. Foi difícil segurar a emoção, especialmente quando tomamos conhecimento do que aconteceu com os judeus durante a II Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  4. É Ededi, eu não sabia exatamente como me comportar. Estava curioso como as pessoas reagiam e ao mesmo tempo preocupado em não ser irreverente para com o momento. Acho que consegui fazer as duas coisas e pude transmitir boas imagens e emoções, afinal!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pr Marco, realmente não tem registro mais impactante do que o que presenciamos nesse lugar, e muitas cenas só vão ficar mesmo na sua memória pra sempre! E a reação pós BL? que Deus guarde a todos em cada lugar do mundo. Abç

    ResponderExcluir
  6. Pois é Régia. Aqui o pessoal nem pode comemorar muito, não. O país está cercado de simpatizantes do sujeito. Se bem que eu tenho lá minhas dúvidas sobre o ocorrido... De qualquer forma o governo certamente está reforçando a vigilância.

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. Que demonstração de respeito... de valorizar a raiz, e não esquecer a história. Belo ato!

    Fique com Deus.. Estamos contigo.. De longe, mas estamos!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional!

    Chega a nos emocionar. Daqui só vimos por trás de ti a cidade parada, mas imagino que em diversos lugares dessa nação houveram manifestações de diversas formas. Aqui só fazemos algo parecido quando alguém famoso morre e dedicamos um minuto de silêncio antes das partidas de futebol...rsrs.

    Estão muito legais todos os seus vídeos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Valeu Sara. Lembranças ao teus pais. Sei que vocês estão acompanhando. De fato foi uma forte emoção este dia. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela força, Junior. Você tem razão e nós temos a mermória curta. Os judeus fazem questão de enfatizar e não esquecer, e neste porém, relacionado a este evento catastrófico para eles e vergonhoso para toda a humanidade, eles estão certos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Impressionante o registro desse momento. Chega a ser inacreditável.

    Por aqui, é difícil ficarmos em SILÊNCIO por "UM" MINUTO (quando em memória póstuma) e aí ficam praticamente estaganados por DOIS minutos ininterruptos.

    Belo ato!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Diego, foi muito emocionante ver isso, especialmente em razão de conhecer muito coisa sobre o Holocausto. Tive que me segurar...

    ResponderExcluir