sábado, 16 de março de 2013

Lutas inglórias...

Por questões pessoais tenho estado um tanto quanto "fora do ar" e tenho evitado manifestar-me acerca de nosso meio religioso evangélico. Entretanto, diante de tanta coisa que tenho visto nestes últimos meses, melhor dizendo, que tenho ouvido, pois tais temas já não mais me interessam, quero manifestar minha preocupação com os caminhos que a Igreja Evangélica Brasileira está tomando.

Lamentavelmente, depois de um período de disputas e discussões públicas que chegaram às raias da baixaria e bizarrice, havendo quem tenha, inclusive, entrevistado o "diabo" no afã de derrubar o concorrente, estamos vivendo um outro conflito: uma cruzada contra os homossexuais, encarnada, principalmente, pelos polêmicos pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano.

Preocupa-me ver a proporção que tal debate tem tomado e suas possíveis consequências. Temo que discussão saia das redes sociais para as ruas e que a dureza das palavras e atitudes que tenho percebido (pouco evangélicas, aliás) se concretizem em atos de violência física, especialmente contra os gays que lutam pelo seus direitos, inclusive o de serem respeitados como seres humanos que são.

Por outro lado, causa-me perplexidade de ver tamanha energia e tempo, gastos por boa parte da igreja, para discutir um tema que, nem de longe, é um dos principais do texto bíblico, considerando os dois Testamentos.

Aliás, é impossível imaginar os profetas, apóstolos e, especialmente Jesus, levantando uma bandeira contra gays, especialmente usando palavras de baixo calão para se referir a este grupo e àqueles que se omitem em relação à discussão, como as que tenho ouvido de nossas lideranças.

Até onde posso recordar em quase 40 anos de uma vida engajada dentro da igreja evangélica no Brasil nunca vi um discurso tão contundente contra nenhuma forma de pecado ou injustiça em nossa sociedade. Aliás, embora tenha nascido no ano do golpe militar de 1964 e tenha passado minha infância, adolescência e juventude sob este regime, jamais vi ou ouvi qualquer discurso contundente por parte de líderes evangélicos contra os pecados, enormes, que os militares cometeram contra o povo brasileiro. Conheço, inclusive, pastores que, por ocasião do aniversário do golpe, postam textos nas redes sociais saudando, retroativamente, a "Redentora", erroneamente chamada de "Revolução".

Enfim, em toda a minha vida, até o presente momento, nunca ouvi estes "bravos" líderes evangélicos irem para a televisão para denunciar as injustiças de nossa sociedade, tais como a má distribuição de renda, a pobreza, a exploração do mais fraco, a prostituição de menores (em razão da pobreza e falta de oportunidades e não por algum tipo de demônio especialista em prostituição), a violência que grassa nos grandes centros urbanos, a corrupção nos governos em geral, o descaso em relação à saúde, as condições desumanas em que vivem os encarcerados e, enfim, um outro tanto de pecados sociais que não precisamos enumerar para não cansar o leitor.

O fato é que, como bons conhecedores da Bíblia, nossos líderes deveriam saber que estas questões de "pecados da sexualidade" não são mencionadas entre os pecados que mais "incomodam" à Deus. No Livro de Provérbios, capítulo 6, por exemplo, o autor nos diz o seguinte:

"Seis coisas o Senhor aborrece e a sétima sua alma abomina: (1) olhos altivos, (2) língua mentirosa, (3) mãos que derramam sangue inocente, (4) coração que maquina projetos iníquos, (5) pés que se apressam a correr para o mal, (6) testemunha falsa que profere mentira e (7) o que semeia contenda entre os irmãos" (esta Deus abomina).

Sendo assim, por que estas questões atinentes à sexualidade, neste caso a homossexualidade, nos incomoda tanto? Será que não temos outras causas mais nobres em nossa sociedade pelas quais, realmente, vale à pena lutar? Será que não existem pobres suficientes no Brasil com os quais possamos nos preocupar e ocupar, a partir de dentro de nossas próprias igrejas, como bem recomendou o Apóstolo Paulo? Será que não há injustiças sociais no Brasil e corrupção em todos os setores que tem sido como câncer na vida de nossa sociedade? Será que a cultura dos privilégios não nos causa mais danos? Será que a violência (inclusive contra os gays) não é um flagelo que mereça ser combatido com maior intensidade entre nós? E o que dizer do preconceito e violência contra os negros?

Leio a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e não vejo o porquê de investirmos tanto tempo nestas questões. Quando jovem aprendi que quando alguém fala com tanta frequência e intensidade sobre temas como este (da sexualidade) é porque está fazendo projeções na tentativa de combater no outro aquilo que pulsa dentre de si mesmo. Como o passar do tempo, as leituras e a própria experiência da vida me ajudaram a constatar que isso é verdade. Seria este o motivo de tanta fúria e persistência inconveniente neste assunto?

Enfim, em uma época em que a igreja se tornou um negócio, longe da pregação dos profetas, apóstolos e de Jesus e do estilo de vida que estes viviam, não podemos esperar coisa melhor da liderança que aí está, pois seus discursos não objetivam o edificar ou mesmo levar homens e mulheres ao conhecimento da verdade, mas são elaborados no sentido de lhes trazerem mais poder, dinheiro e popularidade. "Falem mal de mim, mas falem". O que importa é estar em evidência. "Que eu cresça e Ele diminua", parafraseando João Batista, precursor de Jesus.

Enquanto isso, a comunidade evangélica, manipulada e pouco informada, se torna massa de manobra nas mãos destes lobos devoradores com suas ambições pessoais.

Domine, miserere nostri!


6 comentários:

  1. Eu não tenho acompanhado essas polêmicas, mas creio que esses pastores tem se levantado contra os homossexuais xiitas (que são minoria). Porém, eles não tem sabedoria nenhuma pra falar (e dessas figuras a gente desconfia até das motivações) e por isso fazem um estrago.
    Porém, a Bíblia deixa bem claro que ele abomina a prática homossexual e a ira dele permanece sobre os que praticam tal coisa e eles não verão o reino de Deus.
    E esse texto de provérbios 6 não diz que esses são os pecados que mais incomodam a Deus, apenas diz que são 7 dentre os que o "incomodam".

    ResponderExcluir
  2. TIPICO PRECONCEITO FUNDAMENTALISTA MESMO ...CHAMAR HOMOSEXUAIS DE XIITAS ...ISSO AÍ ,MAIS UM QUE CARREGA A CLAVA EM VEZ DA PENA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, Davi? Se te referes à mim, creio que não leste o texto direito. De qualquer modo, obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Perdão, David. Parece que falaste sobre o comentário do "anônimo" que, por ser anônimo, preferi não responder.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marco Antonio, tenho acompanhado com perplexidade este assunto e a forma como é abordado nas midias. Seu texto foi a primeira análise direta, simples e sincera acerca da questão. Parabéns. De minha parte compartilharei suas palavras com todos que puder na esperança que toquem alguns corações e mentes.

    ResponderExcluir