quarta-feira, 6 de julho de 2011

Deixai Gilad ir!


Parafraseando o insistente clamor de Deus ao Faraó do Egito, transmitido por Moisés, quero associar-me, aqui, àqueles que tem clamado pela libertação do soldado Gilad Shalit, sequestrado pelo Hamas em 2005, na Faiixa de Gaza, quando ainda era um menino de 19 anos, somente. Um caso que ficou mundialmente conhecido, mas que após cinco anos de silêncio e esperançosa espera, está, igualmente, esquecido.

Se para o Governo de Israel Gilad é mais um soldado perdido e para o Hamas é um inimigo que pode ser utilizado como chantagem dentro do jogo político desta região, para familiares e outros ele é muito mais: trata-se de um filho, neto, irmão, amigo, enfim, alguém que tem uma história e que conviveu com pessoas que de fato o amam e se importam com ele (como pai de três filhos, posso imaginar a dor que estes pais estão sentindo).


Talvez muitos me digam: "não se meta onde não é chamado", mas como nos ensinam nossos livros sagrados somos todos responsáveis ou participantes, de alguma forma, nas tragédias e conquistas de nosso próximo. Assim ensinam o Corão e as Tradições Judaica e Cristã, como também, imagino, as religiões e filosofias orientais.

Se os textos da crição devem ser tratados como mitológicos, como nos dizem os ateus e muitos teógolos de nosso tempo, eles tem muito a nos ensinar acerca de conceitos fundamentais de nossa existência e um dos mais importantes é que temos uma origem comum, somos todos irmãos e fomos colocados no mundo para construir uma morada e não fazermos da terra e de nossas relações, caos e guerra.

Mais do que nunca a tecnologia nos coloca diante desta realidade. Se as grandes tragédias dos últimos tempos não tem sentido (e creio que é inútil a tentativa teológico-filosófica de tentar explicar estes fatos) elas nos ensinam que temos que construir um sentido para tudo isso e o maior deles é que a dor do outro tem que ser a nossa dor, também. Não podemos ser indiferentes às injustiças, aos clamores e sofrimentos do outro, seja de uma nação de um povo ou de um indivído. Não haverá paz na terra enquanto não nos concientizarmos que a questão da fome em alguns países da África não é um problema somente dos africanos, que terremotos, tsunamis e enchentes não são problemas somente dos que experimentam estas realidades.

É necessário avançarmos para uma consciência mais global e abandonarmos, definitivamente, os métodos de um passado onde o grito, o sequestro e as armas eram as soluções para os problemas.

Sei que a maioria de nós deseja o apocalípse, mas eu prefiro sonhar com o profeta Isaías e almejar o dia em que o leão pastará com o cordeiro e a criança brincará com a serpente em sua toca. O dia em que os homens não mais aprenderão a guerra e transformarão suas espadas em arados e seus intrumentos de morte em utensílios de vida e produção de alimentos.

Se o Hamas pretende adquirir o respeito e respaldo internacional para suas reivindicações (talvez o melhor caminho para resolver seus próprios problemas) é necessário que aprenda a sentar e dialogar. Talvez isso tenha que ser feito por anos, mas é necessário, e na medida em que se promovam encontros para negociações de paz, invista-se, também, em atividades de integração entre as partes (esporte e arte são excepcionais recursos para este fim). Além disso, as novas gerações precisam crescer juntas, desenvolvendo-se em uma cultura de paz e não de guerra, de amor e solidariedade e não de preconceito e ódio.

Se Hamas, Autoridade Palestina e Governo de Israel não se importam, existe um pai, mãe, irmãos, avós e amigos fazendo soar, hoje, o clamor de Deus pela libertação do filho, neto, amigo, enfim, do oprimido.

A este clamor me associo: "Deixai Gilad ir!"

Abaixo algumas palavras que seu pai me concedeu no sentido de associar outros ao seu clamor:


Let Gilad go! 
 
Borrowing the insistent demands of God to the Pharao of Egypt carried on thru Moses, I'd like to join those who have been demanding the liberation of Gilad Shalit, a soldier who was kidnapped by Hamas in 2005 in Gaza Strip, when he was just 19 years old. This event made news all over the world 5 years ago but now it's forgotten and still awaiting with hope.
 
For the government of Israel, Gilad is just another soldier who fell in the hands of the enemy and for Hamas, he is an enemy of war who can be used as part of the politics in that region. However, for his family and many others, he is much more: he's a son, a grandson, a brother, a friend, a person with a story, a man who lived among so many who love him and care for him (I have three kids myself and I can only imagine the suffering that his parents are going through).
 
Some people may tell me: "mind your own business", but our sacred books teach us that we're all responsible and participants, in one way or the other, of tragedies and achievements of our neighbors. The teachings of the Alcoran and the Jewish and Christian traditions teach us our responsability - and I assume that similar teachings can be found in Eastern religions and philosophies.   
 
Although Atheists and many theologians say that the sacred narrations of creation must be viewed as mithology, these very narrations have lessons to teach us regarding the fundamentals of the human existence. One of the most important lessons is that we all have one common ground of origin, that we're all brothers and sisters and that we have been put in the world to build a human habitat and to not create chaos and war.
 
More than ever before, today's technology makes this clear. Immense tragedies of our times have no meaning (I believe that there's no point in trying to explain these tragedies through theological-philosophical thinking). Tragedies teach us that we have to find a way to make sense of it all and the meaning of it all is that our neighbors' pain must be ours as well. We must not be indifferent to unjust actions, to our neighbors' suffering, whether may be a nation, a group of people or a person. There won't be peace on Earth until we see that, for example, the problem of hunger in some countries in Africa is not solely an African problem; that earthquakes, tsunamis and floods are not problems that affect only those directly impacted by these natural disasters.
 
We need to advance towards a worldwide consciousness and to let go, once and for all, of trying to achieve goals through kidnapping, guns and other ways that belong to the past.
 
It's my understanding that most of us desire the Apocalyspe but I'd rather dream like the prophet Isaiah and to desire to see the day when the the calf and the yearling will be safe with the lion and the infant will play near the hole of the cobra; the day when men will no longer learn war, when they will hammer their swords into plowshares and their spears into pruning hooks, tools of food production and life.
 
If Hamas plans on gaining international respect and support to its demands (maybe the best way to solve its own problems), Hamas needs to learn how to dialogue. It's a task that needs to be carried on for years as peace negotiations take place. Meanwhile, it needs to promote integration activities between the parties involved (sports and arts are excellent resources to achieve integration). Besides that, future generations need to grow together, in a culture of peace, not war, of love and solidarity, not prejudice and hate.
 
If Hamas, the Palestinian Authority and the government of Israel don't care, there is a father, there is a mother, there are sibblings, grandparents and friends who make their voices heard today, as God crying out for the liberation of the son, the grandson, the friend, the oppressed.
 
I join in the crying out: "Let Gilad go!"

See above some words that your father gave me so others may join in his cry out
Translation: Jean Herdy Iguatemy

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