segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Brasil precisa aprender o Inglês...

Nestes últimos dias tomei conhecimento através de alguns órgãos de informação de mais uma das muitas "lanterninhas" que nós, brasileiros, ostentamos no quesito "educação". Somos um dos países mais fracos no domínio do Inglês, apesar das muitas escolas de idiomas espalhados em todo o nosso território, especialmente nas mais ricas e importantes cidades. Para variar, perdemos de países bem menores, mais pobres e de menor peso político-econômico no contexto deste mundo globalizado em que vivemos.

Apesar da opção "americanóide" que boa parte de nossas instituições e sociedade adotou, e isso se percebe facilmente ao nosso redor (ligue o rádio e você vai ouvir muito mais músicas de artistas estadunidenses e em Inglês do que MPB, por exemplo), não conseguimos adquirir o que talvez seja o mais importante neste intercâmbio cultural que é o aprendizado e domínio daquele idioma.

Vivendo aqui no Oriente Médio tenho visto de perto o quanto somos deficientes nesta área e tenho sofrido com as tribulações pelas quais passam os brasileiros por não dominarmos minimamente o Inglês, apesar da criatividade para driblarmos as situações difíceis com o nosso famoso "jeitinho".

Confesso que eu mesmo, por não ter sido dotado por Deus de um grande cérebro (apesar do tamanho do "invólucro" que o acolhe), tenho passado algumas dificuldades por não ter, ainda, o domínio pleno desta língua. Quando chegar lá, publicarei no Facebook: "tá dominado!".

Às portas de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas antes disso, ainda, a Jornada da Juventude Católica é necessário que nós, brasileiros, tenhamos maior interesse e disposição em aprender este idioma.

Além disso o Brasil está inserido, hoje, no ambiente das grandes potências deste século. Nossa voz, mesmo em Português, já pode ser ouvida em outros lugares e em diferentes níveis de poder. Nossa economia é uma das maiores do mundo e temos nos tornado um mercado extremamente promissor para o comércio mundial.  Em razão de nosso tamanho, potencial e importância, estamos reivindicando a reforma e um lugar permanente no fórum das decisões políticas mundias (o Conselho de Segurança da ONU) e cada diz mais inseridos na onda incontornável da globalização.

Por todos estes motivos e outros mais, precisamos aprender o Inglês e, junto com isso, aumentar o nível educacional a fim de que possamos qualificar nossa mão de obra para este cenário global cada vez mais competitivo e integrado em que vivemos, cujo idioma "oficial", por hora, é o Inglês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário