terça-feira, 17 de maio de 2011

Caminhada em Qumran


Foi uma maravilhosa experiência no feriado do Dia da Independência de Israel (Yom Há’atzmaut), conhecer a região de Qumran, local de uma das mais importantes descobertas  arqueológicas do Século XX. Ali foram encontrados os famosos pergaminhos do Mar Morto que trouxeram novas luzes aos estudos bíblicos, especialmente do Antigo Testamento.



Fizemos uma caminhada que começou já quase no final da tarde e andamos durante cerca de uma hora até o local desejado.

Éramos um grupo pequeno (dez adultos e uma criança), mas bem diversificado (americanos, romena, inglês, sul coreana, chechena, nigerianas e um brasileiro... eu).


O sol ainda estava ardente, mas o vento constante ajudou a tornar a caminhada agradável e pouco cansativa (pelo menos para a maioria).


Como se tratava de uma caminhada no deserto, fiquei preocupado, pois nunca havia feito esta experiência, por mais acostumado que estivesse à exercícios deste tipo.



Entretanto, caminhamos quase todo o tempo em terreno mais ou menos plano, com poucos acidentes. Para quem está se acostumando às escaladas no Rio de Janeiro, diria que foi uma caminhada nível 1 de dificuldade.


Pelo meio do caminho, aproveitamos para contemplar a paisagem, bem diferente das que estamos acostumados a ver no Brasil, inclusive com direito a apreciar dois grupos de dromedários.

Espero que vocês gostem do vídeo que fiz abaixo que foi prejudicado, bastante, pela intensidade do vento que batia. Quanto à explicação em inglês por parte de nosso guia (Pr. Tony), vou ficar devendo a legenda, pois ainda não aprendi a fazer isso. Vocês sabem que ainda estou engatinhando nestas “ciências da computação e informação”.

Grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Tio Marco,

    Muito bom o vídeo. Parabéns! Tal e qual a série de entrevistas, as filmagens primam pela qualidade.

    Reafirmo o que disse no Dia das Mães. Você está bem à vontade na função de apresentador/entrevistador, o que valoriza ainda mais o trabalho.

    Sigo acompanhando!

    Um abraço do sobrinho do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querido Diego. Estou engatinhando, ainda. Quero aperfeiçoar, mas é fazendo que se aprende. Obrigado pelo apoio. Próxima semana deverei fazer minha primeira entrevista em inglês. Grande abraço para ti e para todoos.

    ResponderExcluir